Centro Cultural do Entroncamento recebeu Sessão Solene do 49.º Aniversário do 25 de abril de 1974

capa 25 abril

Decorreram hoje as cerimónias oficiais das comemorações do 49.º aniversário do 25 de abril de 1974.

As celebrações iniciaram-se no Largo José Duarte Coelho, com a receção aos convidados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes e pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria. Seguiu-se o hastear das bandeiras pelos Bombeiros Voluntários ao som do Hino Nacional pela Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento. Posteriormente a Filarmónica e o Orfeão do Entroncamento interpretaram dois temas em conjunto.

A Sessão Solene decorreu no Centro Cultural e teve inicio com um momento musical pelo Orfeão do Entroncamento que interpretaram temas evocativos desta data, nomeadamente, Acordai, Ronda e Canto Livre.

Seguiram-se as intervenções dos representantes dos partidos políticos com representação na Assembleia Municipal, nomeadamente, Carlos Monteiro (Independentes), Bruno Melo (CDU), Pedro Gonçalves (CDS), Rita Marçal (BE), Carla Sarroeira (CHEGA), Dominique Ventura (PSD), Ricardo Antunes (PS), do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria e do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes.

A sessão solene foi também o momento para se proceder à entrega de prémios e para a declamação de poemas vencedores do concurso de poesia “O 25 de Abril e a Liberdade” dinamizado pelo Município em parceria com o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, referiu no seu discurso que “Os cidadãos têm hoje uma clara perceção de que a sua qualidade de vida depende em múltiplos aspetos da atuação do poder local” e nesse âmbito acrescentou que ”O reforço das competências no poder autárquico tem permitido o aumento da participação dos cidadãos na resolução dos problemas coletivos e contribuirá para a diminuição das desigualdades territoriais e sociais… Torna-se imperioso o reforço da cidadania e da nossa participação coletiva.”

O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes destacou na sua intervenção que “abril abriu as portas da liberdade, da dignidade humana, do poder local democrático, dos direitos à educação, à saúde e à cultura” e realçou a importância no aprofundamento da democracia, na qual os cidadãos se sintam ouvidos, implicados no processo de decisão e os decisores se expliquem, com transparência e com verdade”.

A terminar as celebrações, o Cineteatro S. João, acolhe, hoje pelas 18h00, o espetáculo de música e poesia “As Canções da minha Vida”, de Fernando Tordo, que tem entrada gratuita.

Galeria de Fotos - AQUI