Implementação do Projeto LA&DMMT – Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo

reuniao PNAES HP

Decorreu no dia 20 de abril, nos Paços do Concelho a reunião de apresentação do projeto LA&DMMT – Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica no Médio Tejo, associado ao PNAES – Plano Nacional Alimentação Equilibrada e Sustentável, que será implementado nos 13 municípios do Médio Tejo.

A parceria de diversas entidades neste projeto, pretende valorizar e destacar a riqueza e diversidade do território do Médio Tejo e, assegurar a construção de uma estratégia comum, de modo a contribuir para a qualidade de vida das populações através da adoção de princípios baseados numa alimentação equilibrada e sustentável, associada à dieta mediterrânica, fortalecer e impulsionar a ação coletiva regional para a literacia alimentar na região promovendo uma alimentação sustentável, saudável e, tendencialmente, de base local.

As diversas atividades a desenvolver visam a instalação do Literacia Alimentar & Dieta Mediterrânica do Médio Tejo, com o contributo de todos os parceiros e agentes territoriais envolvidos, nomeadamente, agrupamentos escolares, organizações agrícolas, municípios, juntas de freguesia, instituições da área social, entre outras.

O projeto conta com várias fases entre as quais a Criação de uma Rede LA&DMMT, que envolve os vários municípios; Diagnóstico de situação do território, redes de comercialização e consumo, conhecendo o que cada município tem e a prática no mesmo; Ações de sensibilização, Envolvimento das comunidades e Disseminação de boas práticas nutricionais, para o envolvimento da comunidade e disseminação de as boas práticas alimentares; Promoção e divulgação, onde será realizada a divulgação junto do público e, Oficinas Temáticas sobre A Dieta Mediterrânica, onde decorrerão diversas oficinas focadas na alimentação saudável e equilibrada.