Ciclo de Jazz

Última data: 2023-02-04 21:30

Local: Cineteatro São João

Cineteatro S. João palco do “Ciclo de Jazz 2023”

O Cineteatro São João acolhe um novo Ciclo de Jazz, composto por três espetáculos que decorrem nos meses de  março, abril e maio.

No dia 4 de março, sábado, pelas 21h30m, o Cineteatro recebe Tagus Big Band. A Tagus Big Band (TBB) surge no panorama musical do Médio Tejo, em maio de 2020, por iniciativa de um grupo de amigos. O seu quadro conta com 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, piano, guitarra, baixo, bateria e voz. A direção musical está a cargo de Kyle K. Green. O seu reportório foca-se sobretudo na época de ouro do swing e das big bands, não faltando temas de Duke Ellington, Count basie, Dizzy Gillespie, Billy Hayes & Jay Johnson, Irving Berlin, Glenn Miller, Anthony Newley & Leslie Bricusse, Alfred "Pee Wee" Ellis, Billy May, Neal Hefti, Jimmy McHugh, Luis Demetrio, Lorenz Hart / Richard Rodgers entre muitos outros.

Jessica Pina Trio sobe ao palco do Cineteatro São João, no dia 1 de abril, sábado, pelas 21h30m. Jéssica Pina está desde tenra idade nos caminhos do seu instrumento de eleição: o trompete. O trilho percorrido até aqui, com formação jazzística, levou-a a ser convidada por Madonna para integrar a digressão MADAME X worldtour da estrela internacional. Após a experiência mundial, Jéssica Pina decide regressar a Portugal e investir no seu EP “Vento Novo”, e desta forma a compositora, instrumentista e cantora portuguesa conquista com atuações por várias cidades. O trabalho é composto por 4 faixas, onde a artista arrisca na composição e nos textos cantados por si. Do EP são conhecidos os vídeos “Vento Novo”, “Romeu” e "Drama Queen", todos com assinatura de João Pedro Moreira. Em 2022 foi o ano de assalto a festivais como o caso do EDPCOOLJAZZ, Matosinhos em Jazz, Abril Jazz Mil (Palmela), Tomar Jazz, Tass Jazz (Odemira), Jazz no Palácio (Tavira), Noites Azuladas (Castelo Branco) e Mea Jazz (Mealhada) e em 2023 é aguardado um novo trabalho de originais.

No dia 12 de maio, pelas 22h00, sobe ao palco do Cineteatro,  Isabel Rato Quinteto. Compositora, arranjadora, pianista e produtora, com trabalho seguro junto de grandes nomes da música nacional, Isabel Rato é já um nome singular no panorama do Jazz em Portugal. A pianista apresenta o seu mais recente disco, o seu terceiro trabalho, intitulado de “Luz”, lançado em 2022, com edição da Nischo. Um disco profundamente influenciado pela impermanência sentida e vivida nos tempos atuais, mas também com uma verdadeira esperança para o Presente e Futuro.

Os espetáculos destinam-se a maiores de 6 anos e os bilhetes têm o valor de 10 euros e estarão à venda a partir de dia 28 de dezembro no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Todas as datas

• 2023-05-12 21:30