Informamos que está prevista a subida das temperaturas nos próximos dias, especialmente da temperatura máxima, podendo esta atingir valores acima dos 35ºC para a área geográfica da ULS Médio Tejo. De acordo com o Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Verão de 2025, foi ativado o alerta amarelo para a área geográfica da ULS Médio Tejo.
Face a esta situação, vimos relembrar para a necessidade de adoção de medidas preventivas dos efeitos do calor em especial para os grupos mais suscetíveis:
- idosos
- portadores de doença crónica
- crianças
- trabalhadores ao ar livre
Estes devem ser afastados do calor, permanecendo em lugares frescos durante o período mais crítico (entre as 11 e as 17 horas) e termos presente a importância de lhes assegurarmos um consumo adequado de líquidos, para evitar a desidratação. Entrar em contato com os familiares idosos, várias vezes por dia, para saber o seu estado de saúde é uma das medidas que recomendamos.
É importante relembrar a importância da utilização de cremes protetores sempre que há exposição solar e frequentar a praia fora do período entra as 11 e as 17 horas.
Prevenção Efeitos Calor - Recomendações para Grupos Vulneráveis
Informação: Unidade Local de Saúde do Médio Tejo