Entroncamento recebeu Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril de 1974

25 abril 2024 HP

Decorreram hoje as cerimónias oficiais das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, dos 50 anos de liberdade e democracia.

O Largo José Duarte Coelho, em frente aos Paços do Concelho foi o palco da sessão solene, com a receção aos convidados pelo Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes e pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria. Seguiu-se o hastear das bandeiras pelos Bombeiros Voluntários ao som do Hino Nacional pelo Orfeão do Entroncamento, que interpretou também temas evocativos desta data.

A Sessão solene decorreu com as intervenções dos representantes da Assembleia Municipal, nomeadamente, Carlos Monteiro (Independente), Bruno Melo (CDU), Pedro Gonçalves (CDS), Maria do Céu Carvalho (BE), Carla Sarroeira (CHEGA), Susana Vieira Cruz (PSD), Pedro Gomes (PS), do Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria e do Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes.

Este ano, a sessão solene contou pela primeira vez, com a presença e a intervenção da representante da Assembleia Municipal Jovem, Sofia Almeida.

A sessão solene contou também com apontamentos culturais, com a declamação dos poemas vencedores do concurso de poesia “O 25 de Abril de 74” dinamizado pelo Município em parceria com o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e por um momento musical por Pedro Dyonysyo com o tema “A História que um dia vais contar”, uma composição original da sua autoria sobre o 25 de abril.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, referiu no seu discurso que “ao longo das últimas cinco décadas, Portugal e os Portugueses conseguiram consolidar, de forma pacífica, e relativamente calma uma jovem democracia e fazê-la evoluir para um sistema social do qual nos devemos orgulhar. A para da liberdade, hoje somos um país justo e mais coeso e solidário…Um país com mais e melhor educação… Um país com mais e melhor saúde…Mais e melhor habitação” acrescentou que ”Comemorar Abril tem de ser para cada um de nós, continuar o trabalho de todos aqueles que ao longo dos anos , têm procurado consolidar a nossa democracia. E temos de fazê-lo, para que seja possível aos portugueses renovarem a esperança em si próprios e no futuro do nosso país.”

O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes destacou na sua intervenção que “é ao 25 de Abril de 74 que devemos os 50 anos de paz, de liberdade e de progresso como nunca havíamos conhecido antes na nossa história” e salientou que “… Continuaremos Abril na medida em que formos protagonistas de uma visão aberta da sociedade, assente na tolerância e no respeito, na convivialidade e na fraternidade…em que liberdade e a dignidade, igualdade e a justiça sejam os valores fundamentais.

Foi inaugurada na Galeria Municipal a exposição “Cartazes de Abril: celebrar todos os anos”, patente até dia 16 de maio.

A terminar as celebrações, o Cineteatro S. João, acolhe, hoje pelas 18h00, o espetáculo “Canção – Revolução”, com entrada gratuita.

Galeria de fotografias