Entroncamento celebra hoje o 78º aniversário da elevação a concelho

Capa 24 de novembro
O Entroncamento celebra hoje, dia 24 de novembro, o 78º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste pequeno concelho, criado a 24 de novembro de 1945.
O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respetivamente.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, reforçou na sua intervenção “a ambição de uma cidade centrada nas pessoas, assente em valores de solidariedade, justiça, igualdade e liberdade. De uma cidade que responda às necessidades das pessoas, de forma sustentável e eficaz, socialmente inclusiva, competitiva, que promova uma utilização mais eficiente dos recursos e que responda aos desafios da transição climática e digital.

Jorge Faria em dia de aniversário do concelho, apelou a uma participação cívica de todos na vida da comunidade e fez nota do “afastamento progressivo dos cidadãos e o uso de novos canais de comunicação por alguns indivíduos…promovendo a desinformação. Não podemos pactuar, temos de agir, de intervir ativamente na vida da nossa cidade. Não permita que os outros tomem as decisões por si. A sua participação ativa é fundamental, é imprescindível…”.

O Presidente da Assembleia Municipal, Luís Filipe Antunes, destacou “a responsabilidade de pensar no concelho e mobilizar sinergias para proporcionar qualidade de vida aos nossos concidadãos...Qualquer autarca deverá sempre ter o dever de coerência e para maior credibilidade pensar e agir como se exercesse em cada momento a responsabilidade de governar.”

O dia de aniversário do concelho foi também escolhido para inaugurar na Galeria Municipal a Exposição de fotografia e Documental “A Estação do Entroncamento”.

Seguiu-se, no Parque Empresarial, o momento do descerramento da placa toponímica da Rua Cidade de Friedberg, uma nomeação simbólica, que pretende marcar as relações de amizade entre os dois municípios geminados, com a certeza que o futuro será de cooperação e relações bilaterais.

Galeria de Fotos - AQUI