Museu Nacional Ferroviário recebe Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro

Exposição Volver HP
Foi inaugurada hoje, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus e data em que se comemora o 6º Aniversário do Museu Nacional Ferroviário, a Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro.

Esta exposição marca o arranque do programa VOLver – Programação Cultural em Rede, iniciativa conjunta dos municípios do Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, que contará com inúmeras iniciativas culturais e que decorre até dezembro 2021.

Na cerimónia de Inauguração da Exposição estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, o Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário e o Diretor do Museu Militar de Lisboa, para além de outras entidades civis e militares e autarcas da cidade e da região.
Tomaram da palavra o Presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário que falou do trabalho desenvolvido pelo MNF e do que está a ser feito, como a abertura de 2 novas salas ao público e da renovação da loja MNF.

Também o Coronel Amado Rodrigues, Diretor do Museu Militar de Lisboa tomou da palavra em representação do grupo de trabalho que organizou esta exposição, simbólica na história militar, tendo lançado o repto de candidatura da exposição ao prémio da Fundação Portuguesa de Museologia.
O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, felicitou o MNF pelo seu 6º aniversário e salientou a importância que tem este equipamento para a cidade do Entroncamento, referindo que “apesar das dificuldades o MNF tem sabido fazer um caminho de grande qualidade e grande excelência e tem sido capaz de abarcar novos desafios, com muita dinâmica e com muita vontade de vencer.”

Para o Presidente da Câmara Municipal “esta exposição resulta de um trabalho conjunto e, tendo o Entroncamento uma forte ligação à ferrovia e aos militares, o VOLver é um convite aos militares e a todos os que viveram ou estiveram na nossa cidade a voltarem. Que nos visitem durante este período e que possam ver aquilo que hoje somos, valorizando a nossa região”.

A Cerimónia terminou com a visita à exposição, que é constituída por representações simbólicas associadas a esta unidade “Sempre Fixe”, uma forma de contar a história através dos símbolos.

Integrada na programação Cultural em Rede – VOLver, a Exposição “Sempre Fixe!” O Batalhão de Sapadores de Caminhos de Ferro estará patente ao público até ao dia 30 de setembro, de terça-feira a domingo.

Galeria de Fotografias AQUI