Entroncamento celebrou hoje o 76º aniversário da elevação a concelho

Aniversario HPInauguradas obras de grande relevância para o desenvolvimento da cidade

O Entroncamento celebrou hoje, dia 24 de novembro, o 76º aniversário da elevação a concelho. Um dia de aniversário marcado por momentos simbólicos que retratam a evolução deste pequeno concelho que cresceu à volta da linha do caminho de ferro.

O dia iniciou com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho seguindo-se a Cerimónia Comemorativa de Aniversário, no Cineteatro São João, onde foram homenageados os funcionários do município que completaram 15, 25 e 35 anos de serviço, com a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, respetivamente.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, destacou na sua intervenção a criação do concelho do Entroncamento como uma importante etapa no processo de consolidação da nossa comunidade. Referiu o trabalho realizado e os projetos previstos para o futuro do concelho, mantendo o rigor, a transparência e contribuindo, todos os dias, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que escolheram esta cidade para trabalhar ou viver.

Salientou ainda que neste dia “Nunca é demais lembrar e homenagear todos aqueles, que antes de nós deram o seu melhor para construírem o concelho, a cidade, que somos atualmente. Presto uma singela homenagem a todos pela disponibilidade para servir os outros.”

Após a cerimónia comemorativa foi assinado no Parque Empresarial o Acordo entre as Infraestruturas de Portugal, S.A., representada pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração Eng. Carlos Fernandes e a O.J.E Logistics Entroncamento, SA para a construção do ramal rodoferroviário de ligação do Parque Empresarial à Infraestrutura Ferroviária Nacional, representada pelo Presidente do Conselho de Administração Dr. Hermano Sousa.

O Vice-Presidente da I.P, S.A. referiu que “há algum tempo recebemos o desafio do Senhor Presidente da Câmara Municipal de criar um parque empresarial com ligação à rede ferroviária nacional. Esse desafio está na base do acordo que hoje é assinado…A I.P. vai investir cerca de 2 milhões de euros para que este ramal permita que os comboios saídos deste parque logístico entrem e circulem pelo resto do país”.

Em contrapartida deste investimento a realizar pela IP, a OJE comprometeu-se a realizar nos primeiros quatro anos, aproximadamente 2000 comboios de e para este novo terminal.

O Eng. Carlos Fernandes adiantou ainda que está a avançar em passos seguros todo o layout da Estação do Entroncamento, para melhorar e aumentar a eficiência de funcionamento desta estação para comboios de passageiros e de mercadorias assim como a melhoria do edificado.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria regozijou-se por o Parque Empresarial, com uma área útil de 160.000 m2, ter no dia da sua inauguração apenas 1 lote por alocar, dados que são reveladores do esforço do Município na captação de empresas, que criem desenvolvimento económico e postos de trabalho.

A Presidente da CCDR- Centro, Dra. Isabel Damasceno inaugurou o Parque Empresarial e referiu que “o Entroncamento tem uma dinâmica de desenvolvimento muito interessante e que sabe aproveitar a sua centralidade geográfica e sabe ainda aproveitar as parcerias com outros organismos.” Acrescentou que “o Parque Empresarial é uma construção do presente e do futuro. Este parque empresarial teve 1 ano de execução e é para mim uma grande satisfação ver a obra terminada e ver os fundos comunitários bem aplicados.”

Foram também inauguradas pela Presidente da CCDR-Centro as requalificações do Espaço Público – Áreas de Reabilitação Urbana 1 e 3, Rua Eng. Ferreira de Mesquita e Praça das Tílias. A primeira requalificação vem modernizar uma das portas de acesso à cidade, conferindo-lhe dignidade, pois permitiu a construção dum passeio ciclável, a renovação das redes de abastecimento de água, que era em fibrocimento e assim reduzir os constrangimentos e ruturas que a mesma causava, da rede de iluminação pública que passou a ser subterrânea, instalação de gás natural e comunicações. A requalificação da Praça das Tílias criou na cidade um novo espaço de recreio, com novas zonas de estar e de lazer.

O dia de aniversário do concelho terminou com a inauguração na Galeria Municipal da Exposição de Fotografia “Entroncamento – O Antes / O Depois – Locais Emblemáticos do Concelho”. Esta exposição é uma mostra de vários pontos do Entroncamento antigamente e na atualidade e estará patente ao público até ao próximo dia 9 de dezembro.

Galeria de fotografias AQUI