Geração 8/80 | Município do Entroncamento promove Atividades Intergeracionais

ATIVIDADES INTERGERACIONAIS BANNER 800x497

O Município do Entroncamento tem vindo a promover atividades intergeracionais em vários espaços do concelho, tendo como principal objetivo promover o contato entre idosos, crianças e jovens, assim como o convívio, a partilha de experiencias, ideias, conhecimentos e de saberes de ambas as partes.

No conjunto das atividades desenvolvidas é fundamental a troca de experiencias entre os dois grupos, os idosos transmitem os seus conhecimentos às crianças e jovens e por sua vez os mesmos passam os seus pequenos saberes aos idosos. Ambas as gerações possuem saberes possibilitando com a sua troca vivenciar vários modos de sentir, pensar e de agir, acerca do mundo e das pessoas, respeitando as suas diferenças e criando uma história comum, a partir das sabedorias de cada um.

Assumindo-se como agente principal neste processo e tendo em conta que o distanciamento social poderá causar prejuízos à qualidade de vida das pessoas, com aumento da sensação de solidão, a Câmara Municipal através dos serviços de Apoio Social, com a colaboração dos serviços de Desporto e Educação, tem desenvolvido diversas atividades adaptadas à situação vivida, através do projeto “ Olá Estamos Aqui” priorizando as atividades ao ar livre e em pequenos grupos, de forma a não colocar em causa a sua segurança.

Para os idosos a lembrança das próprias experiências como os seus pais e filhos pode ser importante na aceitação da própria vida e na relação com as gerações mais novas. Os idosos transpõem assim o isolamento e valorizam a sua autoestima. Neste âmbito e em continuidade do trabalho desenvolvido, algumas das atividades irão ser realizadas em parceria com o Programa CLDS 4G, envolvendo crianças frequentadoras do Programa Crescer na Cidade, proporcionando assim um conjunto de atividades intergeracionais, permitindo momentos de convívio e alegria entre as duas gerações.

As próximas atividades irão realizar-se em vários espaços verdes da cidade, estando a participação aberta ao público sénior e jovem em geral.

AGENDA:

10 agosto | 14h30 – 16h00 | Pátio do CLDS –Antiga Escola da Tílias Leituras, adivinhas, provérbios, ginástica, jogos tradicionais

17 agosto | 14h30 – 16h00 | Jardim Parque Dr. José Pereira Caldas Leituras, adivinhas, provérbios, ginástica, jogos tradicionais

23 agosto | 14h30 – 16h00 | Jardim Parque Dr. José Pereira Caldas Contos, adivinhas, provérbios, ginástica, jogos tradicionais, animação musical

24 agosto | 14h30 – 16h00 | Jardim Afonso Serrão Lopes Contos, adivinhas, provérbios, ginástica, jogos tradicionais, animação musical

27 agosto | 14h30 – 16h00 | Jardim Parque Dr. José Pereira Caldas Leituras, contos, adivinhas, provérbios, ginástica, jogos tradicionais, animação musical

30 agosto | 14h30 – 16h00 | Jardim Parque Dr. José Pereira Caldas Contos, adivinhas, provérbios, ginástica, jogos tradicionais

Cartaz - AQUI