24 e 25 fevereiro | Condições Climatéricas Adversas

Alerta chuva e vento

Na sequência da informação recebida da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, informamos que, se prevê para sexta-feira, dia 24 e para sábado dia 25 de fevereiro, as seguintes condições meteorológicas:

• Períodos de chuva ou aguaceiros, que serão de neve acima de 600/800 metros de altitude (com acumulados até 10 cm no norte e centro no sábado), para 800/1000 metros a partir da tarde com diminuição gradual de frequência e intensidade, e acima de 800/1000 metros na região Sul. Possibilidade da cota da neve baixar temporariamente para 400/600 metros de altitude, para a noite de sexta-feira, dia 24 e para sábado dia 25 de fevereiro;

• Possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial, dia 24 fevereiro;

• Formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, com maior impacto, sexta-feira dia 24 fevereiro;

• Descida gradual de temperatura, com aumento do desconforto térmico, pelo vento mais intenso. Valores mínimos abaixo da média para a época do ano, com a temperatura mínima no sábado entre 0 e -6 ºC no interior norte e centro e entre 1 e 4 ºC nas cidades junto à costa norte e centro. Subida temporária no domingo com possibilidade de nova descida no início da próxima semana. Vento de norte/noroeste por vezes forte no litoral e nas terras altas do centro e do sul, rodando para o quadrante oeste na tarde de dia 24. Hoje com o vento mais intenso, de norte/noroeste, sendo forte até 45 km/h no litoral oeste e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 60 km/h até ao meio da tarde.