Portugal RailWail Summit 2023

Capa RailWail Summit 2023

O Portugal RAILWAY Summit 2023, realizou-se nos dias 3 e 4 de maio no Museu Nacional Ferroviário, com organização da Plataforma Ferroviária Portuguesa e com o apoio do Município do Entroncamento.

O evento iniciou com as intervenções do Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa, João Figueiredo, do Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria e do Presidente do Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral.
Nos trabalhos do primeiro dia destacamos o painel da manhã que foi moderado pelo conceituado jornalista Júlio de Magalhães e que contou com as intervenções dos Presidentes da Infraestruturas de Portugal, da CP - Comboios de Portugal, do Metropolitano de Lisboa e do Metropolitano do Porto, que abordaram os grandes planos para o desenvolvimento e futuro do setor ferroviário português.

Durante a tarde do dia 3 de maio, os painéis estiveram a cargo de vária empresas que apresentaram projetos inovadores e diferenciadores nesta área da ferrovia.

O primeiro dia terminou com um painel moderado por Luís Ferreira de Andrade, Diretor Geral do Centro de Competências Ferroviário, que reuniu em debate representantes de diversas instituições de ensino superior.

O segundo dia do evento contou  com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, que fez uma intervenção na abertura dos trabalhos, nomeadamente sobre as políticas para o transporte ferroviário no âmbito do Plano Ferroviário Nacional. No período da tarde realizou uma visita técnica às oficinas de Manutenção e Engenharia da CP no Entroncamento.

Os painéis de 4 de maio incidiram sobre as oportunidades para o Mercado Nacional e os Projetos Internacionais na Indústria Nacional, a Intermodalidade, o Turismo Ferroviário, a Alta Velocidade e por fim sobre as estratégias e investimentos nas mercadorias.

O Portugal RAILWAY Summit 2023 terminou com a intervenção de Paulo Duarte, Diretor Executivo da Plataforma Ferroviária Portuguesa que fez o balanço do evento que reuniu 32 patrocinadores, 64 oradores e aproximadamente 650 participantes.

Esta edição de 2023 fica marcada pela presença institucional ao mais alto nível empresarial que debateram os grandes planos e estratégias para o desenvolvimento e futuro do setor ferroviário português.

FOTOS 1º DIA - AQUI

FOTOS 2º DIA - AQUI