Intercâmbio Juvenil Escolar 22 a 29 de outubro | Entroncamento e Friedberg

Capa Intercâmbio

Decorreu entre os dias 22 e 29 de outubro o Intercâmbio Juvenil Escolar entre jovens alunos, dos 14 aos 18 anos, das Escolas do Município de Friedberg, que se realizou no âmbito da candidatura apresentada pelos Municípios Geminados de Entroncamento, Villiers-sur-Marne e Friedberg, ao abrigo do Programa “Europe for Citizens”, à União Europeia, já aprovada e financiada, subordinada ao tema: “Construir a Europa – Oportunidades e Desafios para os Jovens” Building Europe – Challenges and Opportunities for Young People”.

O mote para as atividades deste intercâmbio foi a "Europa para cidadãos", uma temática que se insere no Ano Europeu da Juventude, que salienta a importância da juventude europeia para construir um futuro melhor.

Destacamos a realização do debate "Construir a Europa - Desafios e Oportunidades para os jovens" na Escola Secundária do Entroncamento, que contou com a presença dos deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha.

Do programa deste intercâmbio constou também  o Passeio à Vila de Constância, ao Castelo de Almourol, ao Parque Ribeirinho da Barquinha, a visita à Assembleia da República - Palácio de S. Bento e Parlamento, a visita a Lisboa - Belém, Padrão de Descobrimentos, Praça do Comércio e Terreiro do Paço, visita à Renova -Fábrica do Papel do Almonda, S.A..

O intercâmbio contou também com atividades organizadas na Escola Secundária e na Escola Profissional Gustave Eiffel.

Os participantes tiveram também oportunidade de visitar o Museu Nacional Ferroviário e passearam pela cidade do Entroncamento, nomeadamente Parque Verde do Bonito, Complexo Desportivo, Piscinas Municipais, Parque Radical, campos relvados e passeio de bicicleta pela ciclovia.

Na sexta-feira, dia 28 de outubro o dia foi dedicado à visita às vilas de Óbidos e Nazaré.

Galeria de Fotos - AQUI