Serviço Municipal de Proteção Civil do Entroncamento comemorou 30 anos de existência

Gab Protecao civil 1

O Serviço Municipal Proteção Civil do Entroncamento foi criado no dia 31 de julho de 1992, após reunião efetuada na Câmara Municipal do Entroncamento, com o Presidente da Câmara, José Pereira da Cunha e o Comandante dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, Artur Morga.

Inicialmente o SMPC do Entroncamento funcionou em instalações provisórias, num gabinete no quartel dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, tendo sido adquirido algum mobiliário e equipamento e tendo a Delegação Distrital da Proteção Civil de Santarém colaborado com a cedencia de um equipamento rádio de comunicações da Proteção Civil.

À data existiam no distrito Santarém somente dois Serviços Proteção Civil Municipais, pelo que o Entroncamento foi o terceiro serviço municipal a ser formado.

Os anos passaram, vários cenários de acidentes, inundações, incêndios, etc. se sucederam e as necessidades de aumentar e dinamizar estes serviços se impuseram, pelo que a 25 de julho de 1998 é inaugurado o Gabinete Municipal de Proteção Civil, em instalações próprias, atualmente a funcionar na Rua Afonso Albuquerque. A inauguração contou com a presença do Governador Civil, Carlos Cunha, do Delegado Distrital de Proteção Civil, Raul Violante, do Presidente da Câmara Municipal Entroncamento, José Pereira da Cunha e vereadores, do Presidente e elementos da Assembleia Municipal, comandantes da PSP, GNR e EPSM-BSM, comandantes dos corpos Bombeiros da Barquinha, Golegã, Torres Novas e Abrantes. A comunicação social esteve presente através da Rádio Voz Entroncamento, jornal Noticias do Entroncamento e jornal O Mirante.

Passados 30 anos de existência este Serviço Municipal Proteção Civil continua ativo e a funcionar na sua plenitude, no apoio a situações de emergência, planeamento de exercícios de proteção civil, vigilância florestal no âmbito do DECIR, e é composto por nove elementos, funcionários do município, voluntários nesta causa.

Galeria de fotografias AQUI