PORTAIS DA REGIÃO
acessibilidades [D]
2007-2008 © Todos os direitos reservados
19.10.2010 | Desporto
Centro Municipal de Marcha e Corrida - CMMC Entroncamento

Inserido na categoria de exclente (cinco estrelas), o Centro Municipal de Marcha e Corrida do Entroncamento (CMMC),  entrou em funcionamento no dia 2 de Maio de 2011. É constituído por dois percursos:


Percurso curto:
Piso: paralelo e cimento (ciclovia)
Distância: 1500m
Dificuldade:baixa


Percurso longo:
Piso: cimento (ciclovia)
Distância: 3600m
Dificuldade: média


Horário de Funcionamento:
Segundas, quartas e sextas-feiras
Das 18h00 às 20h00
Actividades acompanhadas por técnicos especializados em marcha e corrida.


Inscrições:
Gratuitas e realizadas no Gabinete do Centro Municipal de Marcha e Corrida, no Pavilhão Desportivo Municipal (das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).



PROGRAMA NACIONAL DE MARCHA E CORRIDA


 

O que é o Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC)?

O Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa conjunta do Instituto de Desporto de Portugal, Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e que visa a promoção da prática da marcha e corrida, com uma forte preocupação de promover hábitos saudáveis de vida, com o adequado enquadramento técnico.

 

O PNMC é direccionado para todos os escalões etários?

O PNMC pretende desenvolver um trabalho dirigido para a saúde e bem estar, tendo como população alvo a população na idade adulta. Contudo, jovens e crianças poderão aderir ao PNMC, especialmente quando acompanhados de um adulto. No seu programa de treino será tido em conta, sempre que necessário, as características distintas deste grupo etário.


 

Nunca pratiquei marcha e/ou corrida. Posso-me inscrever?

O PNMC é destinado a toda a população, desde aqueles que possuem muita experiência de treino até aqueles que nunca realizaram qualquer tipo de actividade desportiva. A grande diferença centra-se nos objectivos de treino. Uma vez que está a iniciar a prática da marcha e/ou corrida deverá fazê-lo progressivamente para que o seu organismo se habitue o que será conseguido com a ajuda técnica que o projecto pretende implementar.

 


É possível efectuar alguma consulta médica de vigilância ou de identificação de possíveis problemas que condicionem a prática da marcha e corrida?

O PNMC tem como um dos principais objectivo promover a saúde através de uma prática desportiva devidamente vigiada. Assim, prevê-se a criação da consulta do corredor. Estas consultas (a concretizarem-se numa segunda fase do projecto), serão acessíveis a todos os praticantes de marcha e corrida inseridos no programa e terão um protocolo de avaliação médica, que permitirá comparar resultados em diferentes momentos e assim perceber os efeitos individuais do programa. Todos os praticantes serão devidamente informados de algum resultado médico que justifique algumas correcções/cuidados na sua prática desportiva e serão propostos exames médicos complementares sempre que tal se justifique. Caso necessário o técnico de marcha e corrida será informado dos cuidados individuais que deverá ter com a prescrição do treino de pessoas que apresentem determinados problemas de saúde.

 


O que é um Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC)?

O CMMC é um local acreditado pelo PNMC. Pode ser constituído por um conjunto variado de instalações (centro de apoio ao praticante, percursos para marcha e corrida, etc.) onde os munícipes inscritos no PNMC poderão realizar a sua actividade física, usufruindo de instalações seguras e preparadas especificamente para o desenvolvimento da marcha e corrida. Em muitos destes CMMC poderá também ter acesso a um acompanhamento por parte de um técnico especializado, que ajudará cada praticante.


Centro Municipal de Marcha e Corrida em pleno funcionamento


© CME - Todos os direitos reservados
  galeria de imagens




Obras
do Município
Educação
PORTAL
Museu
Nacional Ferroviário
O SMS
da Câmara