Entroncamento recebe comemorações do Dia Distrital do Bombeiro

Na presença do Secretário de Estado da Administração Interna e dos Deputados da Assembleia da República eleitos pelo distrito, mais de 150 Bombeiros de várias corporações do distrito de Santarém participaram nas Comemorações do Dia Distrital do Bombeiro que decorreu no Entroncamento, no passado sábado, dia 7 de junho.

Para além dos elementos que compõem os corpos de Bombeiros voluntários e municipais do distrito de Santarém estiveram presentes no evento os Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Diretor Nacional de Bombeiros, Presidente da Liga de Bombeiros, Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém, Comandante Nacional de Operações de Socorro, Comandante Distrital do Agrupamento Centro Sul, Comandantes Distritais de Operações de Socorro de Santarém, Castelo Branco, Leiria e Portalegre, Comandantes dos Corpos de Bombeiros Santarém, Castelo Branco, Leiria e Portalegre, Dirigentes das Associações de Bombeiros, entre outros convidados.

O evento foi uma organização da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém e contou com o apoio da Câmara Municipal do Entroncamento e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento / Corpo de Bombeiros.

A tarde iniciou com o desfile apeado pelas Ruas António Lucas, Luís Falcão de Sommer e Largo José Duarte Coelho onde se realizou a Sessão Solene sob a presidência do Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. João Pinho de Almeida.

Na Sessão Solene foram condecorados alguns bombeiros com o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e foram entregues pela Autoridade Nacional de Proteção Civil rádios SIRESPE às corporações que compõem o agrupamento Centro Sul (Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre).

Em representação do Município do Entroncamento esteve a Vice-Presidente, Drª Ilda Joaquim. No seu discurso manifestou a satisfação com que a Câmara Municipal acolheu este evento distrital e deu nota do firme propósito do município celebrar parcerias que visem o desenvolvimento das competências dos Bombeiros Portugueses, nomeadamente a especialização em socorro ferroviário. Simultaneamente, lembrou a localização e os recursos existentes na cidade, que lhe conferem uma posição excecional para a localização dos meios de socorro ferroviário. "Garantir os meios de formação, os equipamentos e os outros recursos necessários ao trabalho desinteressado dos bombeiros, é a maneira adequada de reconhecer e agradecer o seu trabalho voluntário em prol dos outros".