“A Vida da Locomotiva 135 no Entroncamento” em exposição fotográfica

Galeria Municipal

26 de outubro a 7 novembro | Galeria Municipal do Entroncamento

“A Vida da Locomotiva 135 no Entroncamento” em exposição fotográfica

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro, a exposição fotográfica “A Vida da Locomotiva 135 no Entroncamento” da AMF – Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário no âmbito do 163º aniversário do início dos Caminhos de Ferro em Portugal.

Esta mostra fotográfica pretende homenagear uma locomotiva que, durante 19 anos, fez parte da paisagem urbana do Entroncamento e que era uma das primeiras imagens que todos aqueles que desciam na estação ferroviária da cidade, símbolo da entidade ferroviária local.

A Locomotiva a vapor nº 135 pertenceu à série 110 a 135 e foi construída em 1881 na Alemanha pela empresa ““Sächsische Machinenfabrik” de Chemnitz, para a companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses.

A 135 para além da tração de comboios de mercadorias realizou também, durante a sua vida útil, comboios de passageiros. Foi uma das intervenientes na inauguração da linha da Beira Baixa, percorreu a linha Setil-Vendas Novas, no ramal de Tomar, entre outras.

Foi definitivamente desativada em 1967, já antevendo o final da tração a vapor na região centro, que teve lugar em 1968.

A locomotiva esteve abandonada até meados dos anos 80, no entanto por ter um histórico que dizia muito ao ambiente ferroviário do Entroncamento, a Câmara Municipal negociou com a CP a sua recuperação. Esta recuperação permitiu que ocupasse durante anos um lugar de destaque em frente à Estação Ferroviária do Entroncamento.

Hoje, após uma recuperação integral nas oficinas do Museu Nacional Ferroviário, a 135 está no lugar que lhe é devido, a rotunda das locomotivas do MNF, tendo em conta o seu grande valor museológico como exemplar único desta série.

A exposição tem inauguração marcada para dia 26 de outubro, pelas 17h00 e estará patente de terça-feira a domingo, entre as 15h00 e as 19h00.

• De 2019-10-26 17:00 a 2019-11-07 19:00