Encontro de Folclore

Dança
2018-09-22 21:30
Centro Cultural

O Centro Cultural do Entroncamento recebe no dia 22 de setembro, sábado, pelas 21h30m, o Encontro de Folclore, inserido no 1º Ciclo de Dança do Entroncamento.

O Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista de Torres Novas, em colaboração com a Câmara Municipal do Entroncamento, irão organizar este encontro de folclore, que conta com os seguintes ranchos participantes: Rancho Folclórico do Seixo da Beira - Oliveira do Hospital; Rancho Folclórico do Retaxo – Castelo Branco; Rancho Folclórico de Chãos – Rio Maior e Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista de Torres Novas.

O Rancho Folclórico do Seixo da Beira - Oliveira do Hospital faz parte da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira que foi fundada em 1981 e tem por finalidade a defesa do património cultural da freguesia.

O Rancho Folclórico do Retaxo – Castelo Branco foi fundado em 1981 e após uma década de boas vontades iniciou um trabalho de pesquisa nos trajes, danças cantares, tradições, culinária, sendo atualmente um representante fiel da sua terra, suas gentes e da zona sul do distrito de Castelo Branco.

O Rancho Folclórico de Chãos, pertence à freguesia de Alcobertas, concelho de Rio Maior. Foi fundado em 1985 e ao longo dos anos tem participado em vários festivais de folclore. Atualmente com cerca de 40 elementos é um Rancho Folclórico maioritariamente jovem.

O Rancho Folclórico e Etnográfico Casal Sentista, concelho de Torres Novas, foi fundado em 1987 e tem vindo a recolher, preservar e divulgar as tradições dos seus passados, não só nas danças, trajes e instrumentos, mas também nas mais diversas formas culturais de outrora como gastronomia, festas e romarias, rezas, adivinhas e lendas. Este grupo conta com a realização de quatro festivais internacionais de folclore – Interfolk.

A entrada é livre e será com certeza uma noite onde a cultura e as tradições das várias regiões estarão presentes. Não perca!

• 2018-09-22 21:30