Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo recebe Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional

Preparação do próximo ciclo de Investimentos Comunitários

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional deslocou-se na passada sexta-feira, dia 7 de março à CIMTEJO para uma reunião de trabalho com todos Presidentes do Médio Tejo, tendo como principal tema a preparação do próximo ciclo de Investimentos Comunitários, bem como, a análise da preparação um eventual programa em matéria de desconcentração de funções.

Castro Almeida pediu a todos os Presidentes do Médio Tejo, que identificassem ao nível da CIMTEJO uma estratégia comum, alertando para a necessidade de ser feita uma definição estratégica da áreas em que considera fundamental atuar. Ainda sobre esta matéria, referiu que tudo o que puder ser definido como projeto comum a mais do que um município poderá e deverá, ser privilegiado em sede de financiamento comunitário. Realçou a importância de ser trabalhada a área social, uma vez que, vai passar a haver Fundo Social Europeu nos Programas Operacionais Regionais, que até à data só tinham Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Um outro tema abordado, pelo Secretário de Estado foi a referência às intervenções que poderão ser efetuadas ao nível da eficiência energética, afirmando que vão ser alocadas verbas para desenvolver projetos nesta matéria.

A CIMTEJO fez um ponto de situação sobre a visão e modelo estratégico de intervenção para o Médio Tejo, tendo igualmente expressado preocupação pela situação do Medio Tejo colocada entre a CCDR Centro e a de Lisboa e Vale do Tejo, sem que haja uma definição clara e concertada entre os diversos serviços desconcentrados da Administração Central com o próximo período de programação comunitária 14-20.