Entroncamento inaugura CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Capa CLAIM

Entroncamento inaugura CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes

Centro decorre de protocolo entre o Município e o Alto Comissariado para as Migrações, cuja inauguração contou com a presença da Secretária de Estado para a Integração e Migrações

Foi hoje, dia 13 de outubro, inaugurado pela Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, o CLAIM do Entroncamento – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes.

O CLAIM surge no âmbito da parceria entre o Município do Entroncamento e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. que em cooperação promovem um atendimento integrado. Esta cooperação ficou hoje formalizada com a assinatura do Protocolo entre as duas entidades, pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria e pelo Vogal do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.

O Centro Local do Entroncamento é o 107º do país e tem como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, em diversas áreas, nomeadamente na sua regularização, nos pedidos de nacionalidade, habitação, educação, saúde, entre outras questões do quotidiano.

Durante a cerimónia protocolar a Secretária de Estado, Cláudia Pereira, afirmou estar feliz por estar presente neste momento que marca a inauguração do CLAIM e reforçou a importância das instituições trabalharem em rede.

“Os CLAIM são a resposta de proximidade e de integração dos migrantes na comunidade onde trabalham, onde têm os filhos na escola e ondem vivem”, referiu a Secretaria de Estado, que acrescentou ainda que “a população em Portugal cresceu, o que não acontecia há 10 anos, assim como a Segurança Social beneficiou de 650 milhões de euros, dados que refletem a população migrante no nosso país”.

O Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, acrescentou ainda que a população do Entroncamento tem vindo a crescer, com cidadãos de diferentes nacionalidades que escolhe a cidade para fixar residência, pela qualidade de vida, da educação e dos cuidados de saúde que encontram no concelho. O CLAIM irá apoiar estes cidadãos, articulando com as diversas estruturas locais a sua integração, assim como promovendo a interculturalidade a nível local.”

Estiveram presentes nesta inauguração, elementos do Executivo Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, os Presidentes de Junta de Freguesia de S. J. Baptista e Nossa Senhora de Fátima, o Diretor do Departamento de Apoio e Assistência Migratória do ACM, o Inspetor Coordenador do SEF de Santarém, o Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, a Diretora do Núcleo de Intervenção Social da Segurança Social, a Coordenadora do Núcleo Local de Inserção, a Diretora do Agrupamento de Escolas do Entroncamento, a coordenadora do CLDS 4G e a representante do CERE, entre outros convidados.

O CLAIM Entroncamento funciona no Edifício do CENPRE, situado na Rua Infante de Sagres, nº 41 – A, 2330 -165 Entroncamento, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h00.

Galeria de Fotos AQUI