Cuidados a ter com ninhos de Vespa Velutina ou Asiática

Ciclo Vespa HP

A presença da vespa velutina ou asiática tem vindo a aumentar no país, estando referenciados casos no distrito de Santarém, sendo uma espécie com perigo para a saúde pública, porque reage de modo agressivo na defesa dos ninhos.

Cada ninho pode albergar até 2000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias que, no ano seguinte, podem vir a criar pelo menos seis novos ninhos, o que motiva uma propagação considerável. Como atacam em grupo, a probabilidade de provocar reações alérgicas graves é maior.

A vespa asiática é uma vespa com 2,4 centímetros. A cabeça é preta com face laranja-amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto-aveludado delimitado por uma faixa amarela e um único segmento abdominal amarelado-alaranjado, mas a principal característica distintiva é a ponta das patas de cor amarela.

O que fazer em caso de ser picado?
Deve lavar-se o local da picada com água fria e se sentir dor, tomar um analgésico, como paracetamol ou ibuprofeno. Em caso de comichão, aplicar gelo ou uma pomada específica para o alívio do sintoma. Para reduzir o edema, aplicar gelo na lesão. Casos os sintomas se mantenham, dirija-se a uma unidade hospitalar ou ligue 112.
A principal prioridade é detetar e controlar o alastramento da espécie. Embora a deteção dos ninhos seja efetuada principalmente no verão, os mesmos devem ser destruídos durante todo o ano. De salientar que a instalação descontrolada de armadilhas e a destruição dos ninhos de outras espécies de vespas é prejudicial para a biodiversidade.
Os interessados podem consultar o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal disponível no portal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Está ainda disponível a plataforma de informação Stopvespa, ferramenta de geolocalização online que monitoriza a distribuição e a expansão da vespa asiática.

Notificação de suspeitas
Para a segurança dos cidadãos, assim como para a minimização dos impactos sobre a biodiversidade, a destruição dos ninhos deve ser feita apenas pelas autoridades, neste caso o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Em caso de deteção ou suspeita de avistamento da vespa asiática e ninhos, a participação deve ser efetuada através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone 249716600, podendo ser igualmente efetuada comunicação através da Junta de Freguesia da sua área de residência.

http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/resource/docs/exot/vespa/anexo-II.pdf - Ficha de Identificação da espécie

http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/resource/docs/exot/vespa/anexo-III.pdf - Ficha de Identificação de ninhos