Orientação nº 6 | Linha de Apoio Social de Emergência Covid 19 - Aumento da Dotação Orçamental da Área Social

banner novas orientacoes 06

ORIENTAÇÃO nº 06 - COVID-19

ESTADO DE EMERGÊNCIA - MEDIDAS DE APOIO SOCIAL DE EMERGÊNCIA COVID-19

Considerando a publicação do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, publicado na sequência da declaração do ESTADO DE EMERGÊNCIA efetuada pelo Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março, Num esforço conjunto de contenção da propagação do Covid-19, o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, no Exercício das Competências previstas no art.º 35º. do anexo à Lei nº 75/2013 de 12 de setembro, em estreita articulação com as orientações da Direção Geral da Saúde e enquadrado pelas Medidas Extraordinárias aprovadas em Conselho de Ministros de 12/03/2020, determina e faz público as Medidas de Apoio Social de Emergência COVID-19.

A Câmara Municipal do Entroncamento criou desde o passado dia 19 de março, uma Linha de Apoio Social de Emergência COVID-19, para apoiar a população mais vulnerável.

• Esta linha funciona todos os dias da semana, das 8h00 às 20h00.

• Telefones: 249241339 e 300400380 (custo chamada local).

Esta Linha tem como finalidade apoiar idosos, pessoas com deficiência e famílias, em situação de maior vulnerabilidade, no fornecimento de alimentos, medicação, apoio psicológico, entre outros.

A Câmara Municipal do Entroncamento, em conjunto com os parceiros locais que integram o CLASE, (Conselho Local de Ação Social do Entroncamento) Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, PSP, Bombeiros, CPCJ, Voluntários da comunidade, entre outras, tem no terreno uma Rede de Apoio Social de Emergência que tem vindo a prestar apoio de refeições, bens alimentares, medicamentos e apoio psicossocial.

O Serviço de Apoio e Acompanhamento Social (SAAS), promovido pelo Centro de Educação e Recuperação do Entroncamento (CERE), está disponível, para atendimento, em situações de efetiva emergência social, durante 24 horas/dia e sete dias/semana, através dos contatos: 912183366 ou 912183350 ou 912102686.

Estamos igualmente a acompanhar diariamente, cerca de 150 idosos que se encontram em estado de maior vulnerabilidade.

Face ao enorme desafio com que nos deparamos, é urgente reforçar e ampliar esta Rede de Apoio Social de Emergência pelo que apelamos às empresas e às pessoas que possam ajudar (equipamentos, bens ou voluntariado) que nos comuniquem através:

• Telefone: 249720406 ou 300400380
• Telemóvel: 934000269

Vamos reforçar a rede de apoio social e emergência com a sua ajuda. Seja solidário. Esperamos pela sua disponibilidade.

Vou propor ao executivo municipal, para com efeitos imediatos, reforçar as verbas para o Apoio Social de Emergência em cerca de 200.000 Euros, provenientes de:

• Verbas afeta às festas da cidade – Vão ser anuladas.
• Atividades culturais e desportivas programadas até 30 junho – Vão ser anuladas.

Juntos vamos vencer este combate

“Pela sua saúde fique em casa, temos uma equipa para o ajudar!”

CUMPRA A LEI, cumpra as orientações DAS AUTORIDADES DE SAÚDE, DO GOVERNO E DO MUNICIPIO, respeite a sua saúde, sendo a única forma de CUIDAR DE SI E DO SEU VIZINHO, pelo bem de todos nós, fique em casa

Entroncamento, 22 de março de 2020.

O Presidente da Câmara Municipal

Jorge Manuel Alves de Faria