Entroncamento celebrou hoje o 73º aniversário da elevação a concelho

Aniv concelho 2018

Entroncamento celebrou hoje o 73º aniversário da elevação a concelho

O Entroncamento celebrou hoje, dia 24 de novembro, o 73º aniversário da elevação a concelho, um momento marcado pela cerimónia oficial.

Após o hastear das bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho, o Centro Cultural recebeu a cerimónia presidida por Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal.

Este foi também o momento que o Município do Entroncamento escolheu para atribuir a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, aos trabalhadores que atingiram 15, 25 e 35 anos de serviço.

Posteriormente o Presidente da Câmara Municipal no seu discurso fez uma breve referência aos projetos desenvolvidos e também aos futuros projetos que se pretendem desenvolver no concelho, nomeadamente a reabilitação do Bairro de Camões.

Seguiu-se a conferência “A Arte de Cottinelli Telmo no Entroncamento”, arquiteto cuja obra está fortemente ligada à Companhia dos Caminhos de Ferro e também ao Entroncamento, onde se destaca o Armazém de Viveres, hoje Museu Nacional Ferroviário, e também ao emblemático Bairro de Camões.  Como oradores estiveram João Paulo Martins e Ana Rita Venda, ambos Arquitetos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e a Professora Manuela Poitout, exímia conhecedora da história do Entroncamento.

O momento alto destas comemorações foi a assinatura do Contrato de subconcessão de espaço de uso privativo de um edifício denominado “Escola de Camões” e terreno envolvente, entre o Município do Entroncamento e a IP Património; do Contrato de subconcessão de espaço de uso público no denominado Bairro de Camões, entre o Município do Entroncamento e a IP Património; do Contrato de Promessa de Compra e Venda de Aquisição das 32 moradias do Bairro de Camões, entre a IP Património e a Camões Coop – Cooperativa de Habitação Económica e do Protocolo de Colaboração para a Reabilitação do Bairro Camões e seus arruamentos, entre o Município do Entroncamento e a Camõescoop.

Este momento oficializa assim o projeto de futuro para o Bairro de Camões, nomeadamente das 32 moradias que irão manter a traça original, incerto está ainda o futuro da Escola Camões, segundo o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria “poderá avançar uma Consulta Pública, tendo em conta o valor emocional que este edifício tem para muitos entroncamentenses e por conseguinte importa ouvir a comunidade”.

Para finalizar decorreu na Galeria Municipal a inauguração da Exposição de Pintura “Bairro de Camões – Memórias do Tempo”, de Isabel Fonseca, que estará patente até ao próximo dia 9 de dezembro.

Galeria de Fotos AQUI