Câmara Municipal oferece livros de fichas a alunos do 1º ciclo e vale de 30€ a todos os alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Público

No âmbito do programa "Estudar na Cidade", que visa apoiar todas as famílias do Concelho, independentemente da sua condição socioeconómica, no esforço da educação dos seus filhos, a Câmara Municipal, aprovou em reunião de Câmara de 3 de julho, a atribuição gratuita dos Livros de Fichas aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e a atribuição de uma comparticipação no valor de 30€, aos alunos do 2º ao 3º Ciclo de Escolaridade do Ensino Público para aquisição de livros e material escolar, a adquirir nos estabelecimentos do concelho.

A atribuição dos livros de fichas irá abranger cerca de 590 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas da Cidade do Entroncamento, contemplando as áreas de Língua Portuguesa, Estudo do Meio, Matemática e Inglês, nos 3º e 4º anos. O valor da aquisição dos Livros de Fichas para os alunos do 1º ciclo para o ano de 2018/2019, é de 20.060,00€. A atribuição dos Livros de Fichas aos alunos do 1º ciclo será feita diretamente nos próprios estabelecimentos de ensino, no início do ano letivo 2018/2019.

No que se refere ao apoio aos alunos dos 2º e 3º ciclos matriculados nas escolas do Agrupamento, o número estimado, à presente data, é de 1.040 alunos, sendo o valor do investimento total da Câmara Municipal de 31.200,00€. Este apoio é feito mediante a atribuição de um vale em nome do aluno, que estará disponível para levantamento no Gabinete de Apoio à Presidência, no edifício dos Paços do Concelho, a partir do dia 13 de agosto, nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h30m. Para levantamento do respetivo vale terá de ser apresentado o Cartão de Cidadão do aluno.

Os Municípios têm um papel importante no domínio da Educação em geral, apresentando, contudo, uma função particularmente relevante na área da Ação Social Escolar, com este apoio a Câmara Municipal pretende apoiar as famílias do concelho e estimular o comércio local, promovendo a compra de material/livros nos estabelecimentos aderentes ao programa.