Município do Entroncamento investe no apoio ao Associativismo

APOIO ASSOCIATIVISMO SITE

O Município do Entroncamento vai em 2018 investir 115.250,00 Euros no apoio ao Associativismo sediado no concelho. Um investimento que se fundamenta no manifesto interesse público das atividades desenvolvidas pelas Associações para toda a comunidade local.

As candidaturas estiveram abertas até ao passado dia 30 de novembro e foram analisadas posteriormente por um júri, composto por três representantes do Município e três elementos indicados pelas Associações, que representem o desporto, a cultura e a área social, na proporção de um elemento por área.

As Associações apoiadas em 2018 são de diferentes tipologias, nomeadamente Associações Cívicas, Culturais, Desportivas, Educacionais e Sociais.

O valor pecuniário atribuído depende de vários indicadores, nomeadamente a atividade regular e contínua da Associação, o número de participantes envolvidos, o seu funcionamento enquanto escola de determinada modalidade e a sua dimensão distrital, nacional, internacional, entre outros.

O apoio total do Município ao Associativismo do concelho em 2018 será de 115.250,00 Euros, distribuído da seguinte forma:
- Associações Cívicas – 27.000,00 Euros
- Associações Culturais – 8.450,00 Euros
- Associações Desportivas – 56.560,00 Euros
- Associações Educacionais – 3.360,00 Euros
- Associações Sociais – 19.880,00 Euros

O apoio dado pelo Município às Associações não se restringe ao apoio financeiro anual, uma vez que no decorrer do ano e no âmbito das atividades desenvolvidas, surgem muitas vezes necessidades pontuais de apoio, quer financeiro, logístico, materiais de apoio, etc.

Em 2017 o apoio às Associações foi superior a 335.000,00 Euros, nomeadamente 115.510,00 de apoios anuais e 219.532, 49 Euros de apoios pontuais, estes últimos foram de variada ordem, nomeadamente apoio financeiro para a aquisição de viaturas, ofertas institucionais (brindes), impressão de cartazes de eventos, isenção de ocupação de mupies, manutenção de equipamentos, transportes, utilização de espaços municipais, entre os quais, as piscinas, o pavilhão, campos de ténis, campos de futebol e pista de atletismo.

O Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, esclarece que “É fundamental dar continuidade à cooperação entre a autarquia e as Associações, nomeadamente através da atribuição destes apoios como forma de reconhecer o seu importante papel no desenvolvimento cultural, recreativo, juvenil, desportivo e social do concelho.”