Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo

Decorreu no concelho do Entroncamento, nos dias 23 e 24 de janeiro, um rastreio visual e auditivo, para crianças do ensino pré-escolar, nascidas em 2010 e 2011, inserido no projeto "Promoção do Sucesso Escolar do Médio Tejo – Correção da Acuidade Visual e Auditiva no Pré- Escolar".

O objetivo deste projeto é a promoção, identificação e correção de eventuais problemas de acuidade visual e auditiva das crianças, suscetíveis de interferirem negativamente no processo de aprendizagem. O rastreio realizado por uma equipa de técnicos especializados (optometristas e audiologistas) e uma unidade móvel, disponibilizada pela ACES do Médio Tejo, permite identificar precocemente as crianças que irão precisar de ser acompanhadas nestas duas valências médicas (otorrinolaringologia e oftalmologia).

Este projeto que é coordenado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, abrangendo os 13 municípios que o compõem, conta com o envolvimento de diversos parceiros nomeadamente a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Centro Hospitalar do Médio Tejo, Direção dos Serviços de Educação da Região Centro, Direção dos Serviços de Educação da Região de Lisboa e Vale do Tejo e a Universidade da Beira Interior.