Exposição: Máquinas de Da Vinci - A Arte na Educação

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe de 16 a 28 de julho, a exposição “Máquinas de Da Vinci – A Arte na Educação”.

Trata-se de uma exposição de desenho técnico e mecanismos da autoria de alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel do Entroncamento. A inauguração irá decorrer no próximo sábado, 16 de julho, às 17h00 e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.

A ideia do movimento associada à representação do imaginário concetual e à associação de práticas e rotinas na laboração de uma profissão estão na base desta mostra de trabalhos que resultam do trabalho interdisciplinar por alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel, com uma intervenção direta da área do Desenho, Instalações Elétricas e Serralharia Mecânica na exploração do processo criativo e de projeto industrial. Usando materiais e processos de execução associados à componente técnica de formação, as estruturas laminares e as peças desenhadas pretendem, para além da exploração criativa individual, a demonstração dos diferentes movimentos que a cinemática revela. Numa segunda abordagem, a professora explora os registos da cinemática diária de “Mãos em Movimento” no contacto com técnicas e metodologias dos diferentes ambientes profissionais.

Inserida na exposição irá realizar-se uma Oficina Criativa intitulada: “E=mc², Eiffel=Movimento com Ciência e Criatividade”. Com esta atividade pretende-se o contacto com diferentes abordagens criativas na exploração de máquinas e mecanismos com recurso a materiais, bases para a ideia da cinemática|movimento. Este é um espaço onde os visitantes/convidados poderão projetar e construir o seu mecanismo, podendo no final guardá-lo. Neste espaço, os participantes terão a orientação dos alunos autores das estruturas presentes na exposição, sob a coordenação do professor.

Este espaço poderá ainda contar com a participação de pais/avós que queiram formar a equipa de projeto de seus filhos e/ou netos.

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, no âmbito do Projeto DEVIR 2016.

Cartaz