Município do Entroncamento entre os melhores 20 municípios no RMP

CapaRating3

Município do Entroncamento entre os melhores 20 municípios no Rating Municipal Português

Entroncamento é o 5.º a nível nacional na eficácia dos serviços à população

Foi apresentado, nesta terça-feira, 07 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), o Rating Municipal Português (RMP), um modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios portugueses que assenta numa análise multicritério e pretende dar todos os anos uma visão integrada de avaliação dos municípios.

O Município do Entroncamento obteve o 16.º lugar no ranking nacional. Se considerarmos apenas os municípios de média dimensão (entre 20.000 e 100.000 habitantes), o concelho do Entroncamento classifica-se em 6.º lugar.

Uma das dimensões onde o Entroncamento mais se destaca é a dos serviços prestados à população onde obtém a 5.ª posição a nível nacional.

O RMP 2018, que é desenvolvido pela primeira vez, engloba quatro dimensões de avaliação: Governação, Desenvolvimento Económico e Social, Eficácia nos Serviços à População e Sustentabilidade Financeira, que por sua vez estão segmentadas em 25 indicadores.

Este Rating dos Municípios Portugueses nasceu do trabalho de investigação do Dr. Paulo Caldas, ex-Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, para a elaboração da sua tese de doutoramento. Paulo Caldas coordenou um grupo de trabalho para a elaboração do Rating com o objetivo de criar uma publicação anual feita pela Ordem dos Economistas, com base na metodologia que desenvolveu e colaboração com Tribunal de Contas, Direção-Geral das Autarquias Locais, Associação Nacional dos Municípios Portugueses e Inspeção-Geral das Finanças, entre outras entidades.

10 média dimensão
RMP Global