Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna homologou hoje o Protocolo de Colaboração para a Nova Esquadra da PSP do Entroncamento

Capa protocolo PSP

Foi hoje, dia 11 de janeiro, assinado nos Paços do Concelho do Entroncamento o Protocolo de Colaboração, entre o Município do Entroncamento, a Secretaria Geral da Administração Interna (SGAI) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), tendo em vista a celebração de contrato administrativo para a construção de novas instalações para a Esquadra da PSP do Entroncamento, um momento que contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, que o homologou.

O Município do Entroncamento, embora tenha desenvolvido ações para melhoria das instalações onde a Esquadra da PSP está instalada atualmente, nomeadamente criando condições para receber uma brigada de intervenção rápida, há muito que considera que a infraestrutura não apresenta condições condizentes com as necessidades operacionais de uma força de segurança.

Ciente da necessidade de dotar a cidade de instalações adequadas ao desempenho da missão policial, o Município do Entroncamento desenvolveu esforços junto do Ministério da Administração Interna para que a nova Esquadra da PSP do Entroncamento pudesse ser enquadrada na execução do Programa de Modernização e Operacionalidade das Forças e Serviços de Segurança, desenvolvido pela Secretaria Geral da Administração Interna.

Neste âmbito surge o Protocolo de Colaboração, hoje assinado, e que “deu início ao caminho que permitirá concretizar um dos anseios mais antigos da população e das Forças de Segurança do Entroncamento”, referiu o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria.

O Presidente da Câmara Municipal acrescentou “hoje é um dia importante para o Entroncamento porque a concretização deste projeto, é um elemento de vital importância na estratégia de segurança e bem-estar que temos para o concelho. As dinâmicas sociais e humanas do Entroncamento necessitam, hoje de um modelo de policiamento pró-ativo e a nova esquadra moderna e dotada de meios técnicos irá facilitar esse trabalho”.

O Diretor Nacional da PSP, Superintendente Chefe Luís Farinha afirmou que “A cidade do Entroncamento merece uma nova esquadra… é prioridade melhorar e reforçar os meios que permitem um policiamento de proximidade, eficaz e eficiente” e referiu ainda o seu regozijo por esta parceria com o Município que permite celeridade neste processo.

A Secretária de Estado, Isabel Oneto, salientou “que este investimento é mais do que merecido e permitirá dar melhores condições aos que lá trabalham mas também à população em geral, a nova esquadra é um símbolo de segurança”, realçou ainda o papel social que muitas vezes é exercido, com o “apoio prestado a pessoas em isolamento social que não têm uma rede familiar de suporte”. Manifestou ainda o agradecimento à Câmara Municipal do Entroncamento pelo empenho no processo, nomeadamente com a cedência do terreno em regime de comodato e pela responsabilidade no projeto de execução e sublinhou a extrema importância nas parcerias com as Câmaras Municipais porque “os autarcas são quem melhor conhece os seus cidadãos”.

Galeria de Fotos AQUI