Inauguração da Exposição Coletiva dos alunos do 10º ano do Curso de Artes Visuais

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe, de 2 a 15 de março, a Exposição Coletiva dos alunos do 10º Ano do curso de Artes Visuais, da Escola Secundária do Entroncamento.

A exposição foi inaugurada no dia 2 de março, pela Vereadora da Câmara Municipal, Tília Nunes, onde estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de São João Baptista, Rui Maurício, o sub-diretor do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, Professor Arnaldo Marques os autores dos trabalhos expostos, Adriana Barbosa, Adriana Matos, Alexandre Martins, Bruna Ramalho, Diana Barbosa, Filipa Moreno, Inês Martins, Inês Amaral, Jéssica António, Leonor Casalta, Lucas Lopes, Maria Duarte, Maria Rego, Maria João Graça, Mariana Narciso e Pedro Reis e o docente da disciplina de Desenho A e Coordenador da atividade, Professor Álvaro Santos, para além de amigos e familiares dos alunos.

Trata-se de uma exposição coletiva que resulta do convite da escola à Câmara Municipal do Entroncamento, no sentido de, mais uma vez, divulgar junto da comunidade local o trabalho desenvolvido pelos alunos da área de Artes Visuais, promovendo a articulação entre a escola e o meio envolvente.

A exposição representa o trabalho desenvolvido ao longo do presente ano letivo, de acordo a análise das unidades de trabalho sugeridas que constam no programa da disciplina de Desenho A, do Curso de Artes Visuais e que foram as seguintes: "Desenho de Formas Artificiais", "Estudos de Cor" e "Desenho de Formas Naturais".

Todas foram precedidas por uma abordagem teórica que proporcionou o conhecimento necessário para uma fase, primeiro, de investigação e análise, e depois, de síntese e arte final. As composições visuais apresentadas refletem a resposta a um problema enunciado através do ato criativo e revelam a capacidade de adequação e evolução perante novos materiais e novas técnicas de expressão e representação.

Estamos perante um grupo de alunos trabalhadores, voluntariosos e que enfrentam os desafios com entusiasmo e persistência, acrescentando a tão necessária e característica irreverência própria das suas idades.

Numa fase de iniciação no Curso de Artes Visuais, já revelam provas de inequívoca qualidade na escola, chegando agora o momento de se apresentarem à cidade da região a que pertencem, com não menos entusiasmo, como em tudo o que têm feito ao longo do presente ano letivo, sempre de forma muito positiva.