Autarcas entregam viaturas elétricas e assinam protocolo para a promoção da Mobilidade Elétrica na região do Médio Tejo

A Câmara Municipal do Entroncamento recebeu, no dia 27 de junho, a Cerimónia de entrega de 13 viaturas elétricas devidamente adaptadas para serem utilizadas como unidades móveis de intervenção precoce/ unidades de cuidados na comunidade nos municípios da região do Médio Tejo, no âmbito de atividades de prestação de cuidados de Saúde às respetivas populações.

Na cerimónia decorreram, igualmente, a assinatura do Protocolo de Colaboração para a utilização das 13 Unidades Móveis de Saúde entre a CIM do Médio Tejo, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco; do Protocolo de utilização das Unidades Móveis de Saúde entre a CIM do Médio Tejo e as 13 autarquias do Médio Tejo e do Protocolo para a Promoção da Mobilidade Elétrica – implementação da rede de carregamentos de veículos elétricos entre as 13 autarquias do Médio Tejo e a MOBI.E.

Esta iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, a Presidente do Conselho do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rosa Valente de Matos, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, António Vieira Pires, o Presidente do Conselho de Administração da MOBI.E, Alexandre Videira, bem como de todos os Presidente das Câmaras Municipais que compõem a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

As viaturas são propriedade de cada um dos municípios do Médio Tejo – Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha e ficarão afetas aos Centros de Saúde destes municípios, abrangendo cerca de 250.000 pessoas da região que passam a ter que se deslocar com menos frequência às Unidades de Saúde Familiar e às extensões de saúde dos respetivos concelhos.

Trata-se de um projeto com um investimento global de 441.402,40€, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, no âmbito de uma candidatura intermunicipal promovida pela CIM do Médio Tejo - "Unidades Móveis para Cuidados de Saúde na Comunidade" e assenta na cooperação entre a CIM Médio Tejo, os 13 Municípios do Médio Tejo, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Administração Regional de Saúde do Centro, através da Unidade de Saúde Local de Castelo Branco.